sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Estou oficialmente bombada.

18 comments
Depois de muita espera, muita expectativa, o dia chegou!!!!!!!! Estou escrevendo com a bomba conectada e funcionando a todo vapor. :) A enfermeira da Medtronic acabou de sair de casa. Vou contar como foi esta manhã.

A Dra. F., minha endocrino., acabou não podendo vir, então a gente fez o encontro aqui na minha casa. Além da enfermeira estavam a minha mãe, minha irmã, minha cunhada e é claro o Humberto, meu marido.

A primeira orienatação que eu recebi foi de não tomar a Levemir hoje de manhã, como já havia dito em outro post. Então, como acordei com 122 mg/dl e comi 22 gramas de carboidrato, tomei apenas 2 unidades de Novorapid.

Eu quero explicar porque eu optei pela bomba ao invés da Levemir + Novorapid. Tanto a bomba como a Levemir tentam imitar o pâncreas normal que libera no corpo uma quantia basal de insulina o tempo todo. As duas insulinas (Levemir e ultra-rápida na bomba) não tem um pico de ação e fazem essa função de basal. Quando a gente come alguma coisa, o pâncreas libera mais insulina para que o carboidrato que foi ingerido seja absorvido nas células do corpo, não deixando que se tenha uma glicemia alta. É aí que entra a Novorapid. Toda a vez que eu como, eu preciso injetar mais insulina no meu corpo para que eu não fique com a minha glicemia alta. Eu preciso saber quanto carboidrato que eu comi para aplicar a quantia necessária de insulina. Eu uso também a insulina ultra-rápida para corrigir qualquer glicemia alta que eu venha a ter, porque mesmo usando Levemir+ ultra-rápida ou até mesmo a bomba, elas não são iguais ao pâncreas normal. Nesse processo existe uma extensa lista de variáveis que o corpo vai lidando normalmente e que o diabético tenta lidar "artificialmente". Entre a insulina basal mais todas as correções como a Novorapid eu tomava pelo menos 5 injeções por dia. Agora com a bomba eu faço o teste e se tiver alto, é só apertar o botãozinho do aparelho que ele vai liberar mais insulina (esse processo se chama bolus, então eu digo, eu dou um bolus). Quando eu como eu faço o mesmo, é só apertar o botão. Eu deixava de corrigir uma glicemia de 180 mg/dl porque eu não queria tomar mais uma injeção. Agora o tratamente é muito mais fácil - precisou, é só apertar o botão! A bomba usa somente insulina de ação ultra-rápida e faz tanto a basal como o bolus com ela. Ela vai mandando 0,05 unidades de insulina constantemente, imitando o pâncreas. A quantidade de insulina basal que vou precisar durante o dia foi calculado pela a Dra F. e a enfermeira.

A enfermeira trouxe 1 apostila com todas as explicações do funcionamento da bomba. Ela explicouuma por uma e me mostrou como manusea-la. Eu achei fantástico o fato de eu colocar o resultado da minha glicemia, o quanto de carboidrato que eu comi e a bomba faz o cálculo na hora de quanta insulina que eu vou precisar, de acordo com a minha meta glicêmica e o meu fator de sensibilidade à insulina que foram determinados também pela Dra. F. e a enfermeira. Fora isso, a bomba leva em consideração a insulina ativa, que é a insulina que está circulando no meu corpo naquele momento. Então, se eu dei um bolus por um motivo qualquer há uma hora, ainda tem insulina desse bolus circulando. Eu coloco então a minha glicemia e o aparelho faz o cálculo de quanta insulina eu preciso menos a insulina ativa. Isso eu nunca fiz quando usava a caneta e o que acontecia é que acabava acumulando insulina no meu corpo e eu ficava com hipoglicemia. A bomba tem um alarme também que me lembra que eu preciso fazer uma ponta de dedo.
Eu aprendi ontem também como colocar o cateter. Eu estava morrendo de medo dessa parte, mas a enfermeira me ensinou e eu pratiquei primeiro com uma esponja. A primeira colocação foi ela que fez e na terça sou eu que vou fazer com a ajuda dela, porque o cateter a gente troca de 3 em 3 dias. A agulha para colocar o cateter é grande e o aplicador, como disse a minha irmã, parece um escorpião, mas a aplicação não doeu nada. De vez em quando eu sinto latejar um pouquinho no local do cateter, mas a enfermeira me explicou que é normal e que não significa que está infeccionando ou que tenha qualquer problema. Eu consegui dormir normalmente (eu comecei o post ontem e estou terminando hoje). A bomba fica acoplada a um clip, como se fosse um celular. Eu prendi a bomba na minha calça e estou me adaptando bem a ela.
Esqueci de colocar que o modelo da bomba é o Paradigm 715 e essa não é a minha bomba definitiva. Eu estou no período de test drive onde a Medtronic empresta a bomba para eu poder avaliar se eu vou gostar mesmo do tratamento ou não antes de comprar a definitiva. A bomba que pretendo comprar é a Paradigm 722, que é basicamente igual a essa do teste.
Essa semana eu estou de férias! Eu resolvi tirar uma semana de férias para poder fazer essa adaptação com tranquilidade. Vou passar na locadora hoje e alugar um monte de filmes. rsrsrs... Alguém tem alguma sugestão? Vou ter bastante tempo para escrever aqui e me informar mais ainda sobre a bomba. Agora preciso ir, minha mãe está me esperando na casa dela para aquele almoço de domingo!!! :)
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Eita mundo virtual pequeno!! :)
    Estava no google, e teu blog apareceu, não tinha nada haver com assunto, mas apareceu na pesquisa. rsrsrs
    Enfim, te achei Tê... sabe quem sou?! rsrsrs
    Já já vc descobre!
    Ter um blog é algo muito bom, eu que o diga,aliás, sempre disse.... rsrsrs, afinal tenho desde 2003...
    Fico feliz que esteja com a bomba e peço a Deus que te graça nesses dias de adaptação e que tudo ocorra bem e dentro da vontade boa, perfeita e agradavél de Deus.
    Boa semana!!
    Bj

    P.S> fimes de sugestão... rsrsrs

    O fazendeiro e Deus
    Fireproof (a prova de fogo)
    O Pastor (Saving God)
    Escritores da Liberdade
    The Second Chance (A segunda chance)

    Bom, se lembrar mais algum te aviso... :o)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teresa. Coloquei um link do seu blog lá no Viver com Diabetes (http://vivercomdiabetes.wordpress.com). Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu do Hélio,
    Que legal que você me encontrou!!! Eu realmente estou gostando de ter esse blog. Já conheci alguns diabéticos online.
    Obrigada pelas orações e pela sugestão de filmes! :)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana do vivercomdiabetes.wordpress.com,
    Obrigada por ter colocado o meu link no seu blog.:)
    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Show de bola, Te! Tomara que dê certo, e que essa bomba melhore mais ainda sua qualidade de vida!

    Ah, vai lá no meu blog, dia desses fiz um post sobre seu blog e já coloquei lá no meu blogroll, ok?

    Bujokas.... ops beijocas!!! Rs

    E viva o monstro da comunhão!

    ResponderExcluir
  6. Parabens lendo seu post ,me lembrei do dia que comecei usar a minha , sentir latejar ,olha tem vezes ki acontce ,mais tem vezes ki nao ,a picadinha tb ,com o tempo vc pega pratica e nem vai sentir nada ,estou usando a nove meses ,ahhhh prendo meu clip no meio da sutian
    rsrsrs
    estou super feliz por vc ]
    bjim
    ro

    ResponderExcluir
  7. Roberta,
    Boa dica! Talvez seja mais fácil de me acostumar com o clip no meio do soutien mesmo!
    Eu tenho me familiarizado cada vez mais com a bomba e me apaixonado cada vez mais por ela!!! rsrsrs...
    Bj,
    Te

    ResponderExcluir
  8. Que legal!!!!!

    =D
    esse lance de só apertar um botão deve ser muiiito legal!!!

    Feliz de mais!!

    ResponderExcluir
  9. Tereza ,amoooo minha pump ,corrijo minha glicemia num click ,restaurante ,festinha numa boa ,comer devargazinho saborando ,vai uma bolus square ai? rsrrsrs hj vou de dual wave ,maravilhosaaaa ,agora e so aproveitar essas maravilhas.
    bjim

    ResponderExcluir
  10. Oi Roberta,
    Realmente, eu também estou apaixonada pela minha bomba!!! A enfermeira da Medtronic acabou de sair aqui de casa e ela me ensinou como usar a bolus square ou dual. Eu não consigo acreditar como a minha qualidade de vida já está melhorando!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Humberto,
    Eu estou curtindo os botões mesmo!! Esta bomba é um presente de Deus na minha vida!(engraçado colocar assim, quem não sabe do que eu estou falando não vai entender nada...) :)
    Até mais!

    ResponderExcluir
  12. ki otimo teresa ,fioc realmente muito feliz essa bolus e uma maravilha ne .
    bjim

    ResponderExcluir
  13. Te, que delícia de post!
    Fiquei super feliz com as novidades e bem curiosa para ver essa bomba que revolucionou sua vida! Pelo o que entendi, basta um "click" para insulina! Legal!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Teresa, desculpe a intromissão. Achei seu blog por acaso no Goolge. Que bom que está apaixonada a bomba. Minha namorada usa uma 722, a mesma que voce pretende comprar e realmente a qualidade de vida é outra!! Nos temos aqui uma dessas praticamente nova, com manuais e tudo, com preço bem em conta. Se voce ou alguem que leia este blog tiver interesse, me contate no msn: alexandre_brasilia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. OI Tereza, ta gostando da bomba?
    Tenho 1 filha diabética a 2 anos ,e ela se alimenta mal, é teimosa e dede insulina.Usa Lantus e Novorapid, mas as taxas estão normais.Dói para colocar a agulha, ela não sai do lugar, não fica aparecendo? Super bj.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Obrigada pela sua visita aqui!
    Antes de colocar a bomba, eu usava Levemir e Novorapid, quase igual sua filha.
    O que fica dentro do nosso corpo não é uma agulha, é um cateter de silicone que a gente não sente nada. A agulha que é usada é a agulha guia que introduz o cateter no corpo, mas a gente só coloca o cateter e tira a agulha. Se dói... vou dizer a verdade, as vezes dói sim, mas na grande maioria das vezes não dói, assim como a Lantus, Levemir ou Novorapid. A vantagem de se ter 1 injeção a cada 3 dias é o que mais faz compensar uma eventual dor na hora da colocação do cateter. O cateter não sai do lugar, ele fica fixo com um adesivo na pele e esse adesivo é resistente a tudo (água, suor, calor). Eu uso o cateter na região abdominal e a minha roupa sempre fica por cima dele. Já usei biquini com a bomba e não tive problemas também.
    Eu coloquei um post que mostra toda a colocação de um cateter:
    http://diadiadiabetes.blogspot.com/2009/08/troca-da-canula.html

    A sua filha pensa em colocar a bomba? Eu me coloco à disposição para compartilhar a minha experiência com a bomba com ela e responder alguma dúvida que ela possa ter.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Ola,meu nome é victor. gostaria de saber onde e como comprar essa bomba. Qto custa e se ela tem o minilink que faz as medições do nivel de glicose.
    Sou diabeticos a 11 anos e aplico insulina 6 vezes ao dia.

    Se puder me ajudar, agradeço.
    meu e-mail é victor@saporecaffe.com.br
    Mto obrigado

    ResponderExcluir