segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Eu hein...

3 comments
Hoje eu tive um dia bizarro.
Resolvi comer um pão francês no café da manhã porque tinha acordado com 68 mg/dl. Foi uma péssima idéia, porque toda vez, sem excessão, que eu como pão francês eu fico com a minha glicemia alta. Enfim, decidi andar na esteira e antes de começar o exercício fiz um teste que deu 225 mg/dl. Pensei: "droga de pão francês, mas agora eu vou abaixar essa glicemia com ginástica". Desliguei a bomba, como combinado com a minha médica (toda a vez que eu faço exercício físico eu desconecto a bomba do meu corpo, segundo orientação da Dra. F.) e fiz 40 minutos de esteira. Aí eu fiz o alongamento para não acordar amanhã com dor nas pernas e fui fazer um teste. Eu não acreditei no que eu vi. 52 mg/dl. Eu olhei para o meu Active (é a marca do meu glicosímetro) e falei:
-Não pode ser!!!
Aí ele me respondeu:
- Não é minha culpa. Você vai ficar olhando pra mim com essa cara ou vai tomar um copo de suco de laranja?
Então falei para mim mesma:
- Acho que eu já estou delirando! O glicosímetro me mandou tomar suco de laranja!!!!!!
Fui correndo tomar o suco de laranja.
Dei um tempo, descansei por meia hora no sofá e então levantei para tomar um banho e me preparar para sair para trabalhar. Eu fiz tudo isso com a bomba desconectada, ou seja, não tinha insulina nenhuma entrando no meu corpo. Eu decidi ficar com a bomba desconectada porque eu ia tomar banho, me trocar, secar o cabelo, bla bla bla e ia queimar mais carboidrato. Isso acabou sendo uma boa escolha.
Quando eu terminei de me arrumar, eu estava me sentindo um pouco tonta. Pensei comigo, "depois de uma hipo. eu sempre me sinto um pouco esquisita por algum tempo... normal." Mas eu resolvi fazer outro teste, já que eu ia dirigir.
Adivinha o que o meu Active me mostrou?
50 mg/dl. Mais de uma hora depois da última hipo.
Eu então disse para ele:
- Agora você está zoando com a minha cara, né?
E ele me respondeu:
-Eu não sei porque você insiste em me culpar. Vai tomar mais um copo de suco de laranja e fica sossegada no sofá até eu te dizer que você pode sair.
Diante disso, eu só pude dizer:
-Sim senhor.
Foi surreal.
Bom, demorou mas eu consegui sair dessa onda de hipo. Como eu fui de 225 mg/dl para 52 mg/dl com a bomba desconectada eu não sei. Como eu tive outra hipo. de 50 mg/dl uma hora e meia depois da primeira hipo. com a bomba desconectada há muito tempo eu também não sei. O que eu sei é que eu terminei o dia me sentindo cansada, como se alguém tivesse roubado a energia do meu corpo.
Algum outro diabético já se sentiu assim por conta de um dia de descontrole?
Eu hein...
P.S.: O que eu coloquei aqui sobre suspender o uso da bomba para fazer ginástica foi feito por recomendação médica para o meu caso específico. Eu não recomendo isso para ninguém. Toda e qualquer mudança de medicação, seja insulina ou qualquer outro remédio, tem que ser feita por um médico.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. nossa teh realmente essas hipos sao terriveis ne,ontem tive uma 46 e hj outra 58 ,ai fala serio me sinto pessima por um bom tempo depois ,olha sobre vc ter tido hiper e depois hipo sempre acomtece comigo ,minha medica disse ser comum ,ela disse que o corpo tenta abaixar a glicemia ( no meu caso ) e umas poucas celulas produtoras de insulina que ainda me restam fazem o servico mais so que atrasado ,ai junta com a inslina que injetei e um pouco da que produzi e da em hipo,tava indo bem sem hipo ,resolvi comer barrinha de ceral as tres da tarde ,e to tendo hipo as seis ,vou rever isso pra nao ter outra hipo amanha ,bom eu tb tenhos papos surreias quando tenho hipo eu comigo mesmo meio estranho ,bom se cuida ok .
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi Teresa!Oi Roberta!
    Isso também já aconteceu comigo, duas hipo seguidas,realmente é estranho mas fazer o que coisas de diabéticos. Teresa o suco de laranja que você tomou tava adoçado com açúcar? Pois no meu caso se eu tomar ele puro sem adoçar com açúcar não funciona.
    Ah e essa sensação horrível de cansaço e sem forças acho que todo diabético tem depois de uma hipo. Eu sempre tenho acompanhado de visão escura e em seguida meus lábios e boca parecem estar anestesiados é muito estranho.
    A hipo mais severa que tive foi quando tinha 14 anos fiquei confusa ria e chorava ao mesmo tempo não conseguia comer nada e fiquei incosciente por 5 horas, meu querido pai teve que me carregar e me levar para o hospital, quando acordei tava numa cama imensa com grades na lateral e com roupa do hospital. A única coisa que me lembro foi de estar descendo uma escada,eu pulava vários degraus ao mesmo tempo e em seguida tava entrando dentro do taxi nos braços de meu pai, aí depois entrando no elevador do hospital sendo carregada por duas enfermeiras dali eu apaguei e só acordei 5 horas depois.
    hoje em dia eu já cheguei a ter hipo de 35 e continuei de pé, graças a Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Teresa,
    Não uso bomba. Uso Lantus e há pouco tempo também por uma experiência maluca deste tipo durante uma viagem para Arraial. Medi a glicemia como de costume, tomei a insulina como de costume e "burramente" saí de casa sem o café da manhã. Combinamos tomar logo depois passar a ponte Rio Niteroi. Meia hora depois talvez. Mas tava engarrafado e tudo cheio e eu fui apagando. Meu marido percebeu e parou para me levantar com café com açucar (dois sachês) e mais um pão de mel daqueles cobertos de chocolate. Eu comi e bebi tudo. Medi e tava 42. Mas ia subir, né? Depois de 1 hora tava 53. Quando cheguei em Arraial ainda sentia alguma hipo e medi novamente 43. Nada levantava. Decidi procurar o hospital da cidade. Como demorou o atendimento...e ainda tava com hipo e já muito nervosa...bebi um todynho inteiro. Aí...não tem hipo que não suma, né? Medi de novo e já tva em 90 e...só subiu. Saí sem ver a cara do médico. Não sei qual orientação ele me daria. Conclusão sobre o episódio? Devo ter tomado uma dose maior de insulina rápida ou a própria Lantus. Terminei o dia bem mas....que susto. Beijos

    ResponderExcluir