sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Diabetes na TV

7 comments
Eu acabei de assistir um episódio do reality show "Brazil's Next Top Model" (programa do canal Sony que passa na TV a cabo) e fiquei muito triste com o que eu vi. Eu não sou muito fã deste tipo de programa, mas decidi assistir porque eu vi no blog da Sheila que tem uma das participantes, a Bruna, que é diabética.
Eu fiquei chocada com o que eu ouvi. Ela disse que para emagrecer, ela deixa de tomar insulina na noite antes de algum desfile. As outras meninas da casa também acharam um absurdo. Bom, pelo menos alguém tem juizo. A Bruna vive passando mal e nessa última semana ela estava muito inchada. Elas tinham que desfilar de biquini e a Bruna passou mal durante a prova e foi levada para o hospital. As outras participantes do programa acharam que ela fingiu estar passando mal para não fazer o desfile porque ela estava inchada. Uma delas até falou que a Bruna estava na profissão errada porque ela deveria ser atriz e não modelo. Se ela estava se aproveitando da situação eu não sei, mas ela justificou o inchaço dela por ser diabética. As outras participantes atribuiram o inchaço ao excesso de alimentos que ela come. Elas disseram que ela come de tudo o tempo todo - de uma maçã até um pacote inteiro de bolacha recheada no café da manhã. Foi triste de ver.
Eu fiquei muito chateada também com o comentário de outra participante, a Tatiana. Ela disse "se eu tivesse essa doença, nem nesse programa eu estaria". Eu até entendo isso, já que ela vê a Bruna passando mal de dia e de noite. Parece realmente que um diabético não pode fazer nada. Diabetes pode nos limitar, mas quem determina o quanto ela nos limita somos nós mesmos. A limitação que a diabetes traz depende muito de quanto a gente se compromete com o controle. Mas é uma pena como pessoas querem tratar doentes crônicos como doentes terminais. A Tatiana não estava conformada também com o fato de que quando a Bruna tem uma hipo., todo mundo corre para socorrê-la e quando as outras passam mal o atendimento não é tão rápido. Acho que as pessoas não sabem da seriedade de uma hipoglicemia. Se uma hipoglicemia não for tratada logo, ela pode causar consequências graves, inclusive a morte.
O que eu tiro de tudo isso?
Primeiro, o mundo nos vê da forma que nós nos vemos. Se não enxergamos diabetes com seriedade, corremos o risco de não sermos levados a sério, porque se a gente não se preocupa com a nossa própria saúde, que é prioridade máxima, com o que a gente vai se preocupar? Não sei se estou sendo dura demais, mas isso faz sentido para mim.
Segundo, as pessoas precisam conhecer melhor o que é diabetes. Não é frescura quando a gente começa chorar do nada (as vezes eu fico assim quando estou com hipo.) ou quando a gente está se sentindo fraco. Diabetes não é curada com chá de pata de vaca (a folha, e não pata de vaca literal!). Se não for tratada, pode levar a cegueira, infarto, derrame, amputação de perna, insuficiência renal, etc... Diabético tipo 2 (adulto) tem que se cuidar, fazer testes diários também.
Falando nisso, o Dia Mundial do Diabetes está chegando. É dia 14 de novembro e várias associações, como a ANAD e a ADJ aqui de São Paulo estarão promovendo eventos pela cidade. O tema deste ano é "Diabetes: Compreender para Controlar". O site oficial é http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.
Bom, chega de filosofar por hoje!!!! Tenho que poupar meus neurônios para os próximos posts!!!! rsrsrs...
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. oi teh ,entao como nao assito tv do brasil ,sou desse programa atravaes do blog da sheila ,entao corri you tube e consegui assitir ate o terceiro episodio ,ja imaginava que ela deixava de tomar insulina ,por que realmente comendo como ela come impossivel nao engordar se fizer a aplicacao certa ne.mais vi que relamente as outras meninas tem um certo que de de ignorancia ,inveja sei la ....
    mais tomara que ela tenha mais conciencia e faca as aplicacoes direitinho ne.
    bjim e se quizer ficar magra coma menos

    ResponderExcluir
  2. tehh sobre a tabelinha que vc me pediu ,aqui em ingles infelizmente eu nao consegui ,ganhei uma em japonez ,ahh sobre a receitinha do cheese cake se viu ta no comentario do post do rare cheese cake ,qualquer duvida ta estou as ordens .
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Tê, agradeço as informações.
    Espero que esteja bem.
    Bom fim de semana ou boa semana!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Teresa,
    Bem eu não vi este episódio não mas vou tentar achar no youtube. Mas estou do seu lado quanto a idéia de que as pessoas vêem o diabético que nós projetamos. Se não nos cuidamos, "eles" não nos levam a sério mesmo. Beijos e coloquei novo post no blog. Não é um post bom mas nem tudo nesta vida é bom. Temos fases...bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Teresa,
    Sou a Sandra Campos da Nestlé, peço licença para deixar um recadinho aqui p/ perguntar se vc tem um e-mail para contato, pois gostaríamos de convidá-la para um evento nesta 4.a feira. Pode enviar o e-mail ou tel. p/ contato para falecom@nestle.com.br, ou, se preferir, ligar para 0800-7702460 das 14h às 18h e falar com a Thais Manzione, OK?
    Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Teresa
    Porque você não manda um e-mail e protesta?
    Trata-se de postura antiética a exposição de uma pessoa portadora de um problema desse tipo, com suas crises sendo tratadas de maneira banal e sem instrução aos que assistem ao programa.
    Beijos. Fique + e + melhor!
    Marco Aurelio

    ResponderExcluir
  7. Olá Teresa, li o seu último post e fiquei chocada com o q essa Tatiana disse. É incrível, com tantos diabéticos no mundo, as pessoas serem tão ignorantes a respito da doença. Temos q divulgar cd vez mais nossos blogs, comunidades e sites, para tentar mostrar para essas pessoas o qt elas estão enganadas a nosso respeito. Tá aí a minha opinião. Td de bom, bjs...

    ResponderExcluir