sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Proteger Nosso Futuro - Hipertensão Arterial

Leave a Comment
   Esse ano o tema para o Dia Mundial do Diabetes, que é 14 de novembro, é prevenção em diabetes e mais especificamente, Proteger Nosso Futuro. Eu gostei demais desse tema. O esforço que fazemos a cada dia para termos um bom controle glicêmico é tão somente para isso: proteger o nosso futuro. Parte desse esforço é a educação em diabetes. Um diabético não precisa ter uma graduação na área da saúde para ter um bom controle, mas precisa conhecer bem a doença para conseguir se conhecer melhor. Por isso, decidi escrever hoje sobre diabetes tipo 1 e hipertensão. Vou contar um pouco da minha história sobre essa dupla.
   Em 2007/08 eu comecei a ter enxaquecas fortíssimas, daquelas de não conseguir sair da cama e precisar ficar somente no escuro. Eu tinha associado essas enxaquecas com hipoglicemias matinais e comentei com a minha endocrino. Elas se tornaram mais constantes, por isso a minha endocrino suspeitou de pressão alta e pediu para fazer um exame chamado Mapa, que mede a pressão sanguínea por 24 horas. A minha pressão nunca tinha dado alterada com as medições na consulta. Para a minha tristeza, a suspeita da minha médica se confirmou: hipertensão. Fiquei muito chateada, na verdade, cheguei a beirar uma depressão porque eu comecei a me sentir como uma bomba relógio pronta a explodir a qualquer minuto, porque diabetes e hipertensão juntas só poderiam dar nisso. Bom, comecei a tomar os remédios para hipertensão e tudo se normalizou. Hoje a minha pressão está sob controle. O único problema que eu tenho é quando esqueço de tomar o remédio... rsrsrs... mas isso é culpa minha mesmo!!
    Quero colocar abaixo alguns dados importantes sobre hipertensão arterial e diabetes tipo 1. Espero não assustar ninguém, mas quanto mais nos informarmos sobre diabetes e suas complicações, mais poderemos proteger o nosso futuro!

1-  Diabetes tipo 1 e hipertensão estão associadas a nefropatias (doenças nos rins);
2- A hipertensão aumenta o risco de complicações mirco e marcovasculares. Isso envolve os microvasos na retina.
3- No Diabetes tipo 1 elevações discretas na pressão arterial ocorrem quando surge a microalbuminúria, indicando a ocorrência de lesão renal.
4- A prevalência de hipertensão em indivíduos diabéticos é duas vezes maior que numa população de não-diabéticos. Essa proporção é válida para o diabete melito do tipo 2 e, provavelmente, também para o tipo 1.
5- Crianças e adolescentes diabéticos também podem ter hipertensão.
6- Diabéticos tipo 1 tem 13 vezes mais chance de morrer de uma doença do coração do que um não diabético.
7- De acordo com os resultados de um estudo publicado na edição de 22 de setembro da Archives of Internal Medicine, a hiperglicemia é um fator de risco para a ocorrência de hipertensão em pacientes com diabetes tipo 1, e o tratamento intensivo com insulina reduz o risco a longo prazo de desenvolvimento de hipertensão.
8-  Para prevenir a hipertensão, recomenda-se 30 a 45 minutos de exercícios aeróbios por 4 a 5 dias na semana, manter o peso dentre os limites considerados normais, reduzir a ingestão de gorduras e fazer uma dieta baixa em colesterol e rica em fibras, que inclua frutas, vegetais e  produtos de teor baixo em gorduras.


Fontes:







Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário