segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dia Mundial do Diabetes 2013 - O Azul é Nosso!!

Leave a Comment
14 de novembro. Esse é o Dia Mundial do Diabetes. Esse foi o dia escolhido para marcar a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a implementação de políticas para prevenção, tratamento e cuidado do diabetes em todos os países que são membros dela. Essa campanha é, desde 2007, liderada pela Associação Internacional de Diabetes (IDF).
Azul. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira da ONU, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.
Círculo.  Ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.
   Portanto, quando surge uma outra campanha, a do câncer de próstata, no mês de novembro, usando o mesmo azul, eu, juntamente com muitos outros blogueiros de diabetes e tantos outros que são parte da comunidade online de diabetes, nos posicionamos de forma contrária. Por favor, não me entendam mal. Câncer de próstata é uma doença séria e que precisa ser divulgada, mas a nossa identidade visual não pode ser copiada de forma alguma. Já temos estabelecido pela própria ONU o nosso dia, a nossa cor o nosso símbolo. Temos uma portaria publicada em 1997 pelo Ministério da Saúde que define o Dia Mundial do Diabetes no Brasil é 14 de novembro:

PORTARIA Nº 391, DE 4 DE ABRIL DE 1997
O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando que:
- Diabetes mellitus é uma patologia crônica que afeta todo o organismo e que, se não for bem controlada, pode desencadear severas complicações agudas e crônicas, causando, na maioria das vezes, mortes prematuras e incapacidades fisicas temporárias e permanentes;
- São extremamente elevados os custos sócio-econômicos, diretos e indiretos, advindos do tratamento do diabetes e de suas seqüelas;
- Atualmente existem 5 milhões de diabéticos no Brasil, sendo que cerca de 300 mil têm menos de 15 anos de idade;
- O Diabetes mellitus é um sério problema de Saúde Pública em nosso Pais e urge que sejam implementadas ações preventivas e de controle;
- O "Dia Mundial do Diabetes" foi estabelecido em 14 de novembro pela Organização Mundial da Saúde e pela
Federação Internacional de Diabetes, resolve:
Art. 1° -Revogara Portaria n°895, de 20 de junho de 1991.
Art. 2° - Instituir, em 14 de novembro de cada ano, o "Dia Nacional do Diabetes"
como o dia símbolo de luta contra a doença, em substituição à data anteriormente estabelecida.
Art. 3° - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Termino aqui fazendo um convite para difundirmos o Dia Mundial de Diabetes. Você pode fazer isso de diversas formas:
1- Entre no Facebook e curta a Fan Page do Dia Mundial do Diabetes, clicando aqui.
2- Participe do evento virtual do Dia Mundial do Diabetes que também está no Facebook, clicando aqui.
3- Vista o azul (pode ser qualquer coisa, desde camiseta, unha pintada, brinco, colar, etc...), tire uma foto, poste no Facebook, no Twitter, no Instagram, onde quer que seja e fale um pouco sobre o diabetes no seu perfil. Aproveite que você está de azul e fale para pelo menos uma pessoa sobre o diabetes.
Unidos caminhamos para proteger o nosso futuro!!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário