quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Um dia de cada vez

8 comments
    Ontem eu tive um sonho bem maluco e nele eu estava passando mal. Eu acordei do sonho e percebi que de fato eu estava passando mal. Fui ao banheiro e quando olho a minha bomba (de infusão de insulina), ela estava desligada. DESLIGADA. Eu tomei banho anteontem a noite, conectei a minha bomba, fiz um dextro que deu 109 mg/dl, tomei um Yakult e fui dormir. Pensei comigo, "que legal, tomei um Yakult e esqueci de ligar a bomba. Estou há 8 horas sem insulina. Quanto será que eu coloco na minha bomba se o dextro agora der HI? Acho que eu vou colocar 500 mg/dl e ir monitorando." Porém, quando o dextro deu 392 mg/dl eu dei um grito de alegria. 392 mg/dl é melhor que HI. Eu fiz a correção, tomei bastante água e voltei para a cama para dormir os últimos 45 minutos que eu tinha direito antes de levantar e arrumar a minha filhinha para  a escola. Eu estava me sentindo péssima. Meu marido percebeu que eu tinha levantado e me perguntou se eu estava bem. Falei para ele o que tinha acontecido e ele me deixou dormir mais um pouquinho para eu poder descansar mais.
    Eu acordei as 7:20 para ajudar meu marido arrumar a Lorena e fiz um teste. 278 mg/dl. Em um pouco mais de uma hora, já tinha abaixado um bom tanto, porém eu precisei corrigir mais um pouco de novo (de acordo com os cálculos da bomba). Eu ainda me sentia mal. O Humberto levou a Lolo para a escola e eu voltei para a cama. Por sorte, o meu primeiro compromisso ontem era as 11:00 e não era longe de casa. Eu ia para a academia, mas do jeito que estava, não tinha como. Quando levantei para me arrumar e tomar café da manhã, a glicemia estava 198 mg/dl. As coisas estavam começando a melhorar. Contei os carboidratos do café da manhã com bastante cuidado, mas mesmo assim, o pós café foi de 213 mg/dl. Eu finalmente consegui um 112 mg/dl antes do almoço, as 13:00.
    Eu me senti muito frustrada. Poxa vida, eu não precisava ter passado por tudo isso. Como é que eu fui me esquecer de ligar a bomba depois do banho? Como é que eu não escutei nenhum alarme da bomba desligada? Eu estou tentando melhorar o meu controle e tenho me esforçado bastante. Comecei a fazer ginástica e vi uma grande melhora nas glicemias. Tenho contado carboidratos com uma balança para ser o mais precisa possível. Mas eu acho que eu sei responder essas perguntas. Eu trabalhei anteontem das 9:00 da manhã até as 9:00 da noite. Cheguei em casa  muito cansada (ainda bem que trabalhar 12 horas por dia não é uma coisa comum para mim) e me distraí. No fim das contas, um diabético não se pode dar o luxo de se distrair.
   Hoje é um novo dia. Acordei com a glicemia de 83 mg/dl. Confesso que acordei de madrugada para me certificar que a bomba estava ligada... rsrsrs... Eu não posso me esquecer que eu tenho que viver um dia de cada vez. O fracasso de um dia não significa o fracasso de uma vida. O importante é perseverar, ser constante e não tirar os olhos do foco: saúde!  E firme eu vou nessa caminhada!



Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Não se sinta culpada, o melhor de tudo foi vc ter acordado a tempo... esquecer faz parte... já esqueci de aplicar insulina na Giovana, bola pra frente e um novo dia recomeça... bjs e bons controles.

    ResponderExcluir
  2. we are only human... nao se cobre tanto, amiga! saudades de vc! te adoro! beijao

    ResponderExcluir
  3. Oi Du Maya, eu já consegui superar a culpa do evento dessa semana... rsrsrs...faz parte mesmo! Bjs, Teresa

    ResponderExcluir
  4. Eileen, you're right! We are only human. Também estou com muitas saudades de vc!!!! Bjs, Teresa

    ResponderExcluir
  5. Olha só: uma aluna minha achou seu blog e veio perguntar se era "de parente da professora Bujokas". E eu nem sabia que você era blogueira! Curti :-) Espero que esteja tudo bem com vocês. Beijos, Alê

    ResponderExcluir

  6. Olá, boa tarde!

    Trabalho com a Sanofi, do projeto “Diabetes. Nós cuidamos” e gostaria de enviar notícias interessantes sobre o assunto para vocês.

    Para qual e-mail posso encaminhar?

    Muito obrigada,
    Vanessa Gonzalez
    vanessa.gonzalez@havasww.com

    ResponderExcluir
  7. Alê,
    Esses seus alunos vivem me encontrando...rsrsrs... também, com o nosso sobrenome super exclusivo aqui no Brasil não é tão difícil assim de se ligar os pontos!
    Que bom que você curtiu o meu blog! :)
    Nós estamos bem por aqui, e vocês?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Confirmamos a inscrição deste blog para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde
    Data: 08/06/2013 das 08 as 17 horas.
    O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores de SP "Palácio Anchieta"
    Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Centro de SP/SP
    Metrô + próximo é o Anhangabaú
    Estacionamentos próximos.
    Confira a programação completa aqui: http://www.blogueirosdasaude.org.br/p/programacao-0800-hs.html
    Iniciaremos as 08 horas da manhã com um o cadastro, entrega dos crachás e um descontraído "Café com Blogueiros"e pontualmente as 9 horas iniciaremos as atividades da programação.
    Certificado com horas aula serão distribuídos ao fim da última palestra.
    Lançaremos um inovador projeto no final deste encontro.
    Contamos com a sua presença.
    Ps: Estamos na reta final, nos ajude na divulgação, convide seus amigos ativistas e blogueiros da saúde!!
    Abraços
    Priscila Torres
    Coordenadora do Blogueiros da Saúde
    www.blogueirosdasaude.org.br
    webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir