Hoje faz um mês que eu estou com a bomba!!!
Quero fazer um balanço geral deste primeiro mês que estou "bombada". Colocarei uma lista abaixo com os pontos positivos e outra lista com os pontos não tão positivos de se usar uma bomba. Antes porém quero dizer que a bomba de infusão de insulina não exerce nenhuma força sobrenatural milagrosa no controle do diabetes. Se não fizermos a nossa parte, a bomba por si só não vai melhorar o controle glicêmico, como qualquer outro tipo de tratamento de diabetes.
Os pontos não tão positivos, na minha opinião:1. A bomba é cara!! Os insumos mensais (cateter e reservatório) também!!
2. Andar com a bomba me faz lembrar o tempo todo que sou "quase" normal, mas é quase e não totalmente normal, pois dependo dela para viver.
3. A agulha guia que eu uso para colocar o cateter é enorme. A colocação em si é quase 100% indolor, mas eu odeio essa agulha guia mesmo assim.
4. É chato tirar o adesivo que fica na pele e segura o cateter. É como tirar um band-aid, só que é um band-aid feito para durar dias e resistente à água. Ele realmente não desgruda sozinho, só se eu tirar. Imagina como é a cola desse adesivo...
5. Eu tive hipos severas nas primeiras semanas, apesar da margem de segurança estabelecida na bomba para que isso não acontecesse. Na verdade eu já esperava por isso, porque eu passei pela mesma coisa quando comecei a usar a Levemir. Essas últimas 2 semanas foram bem melhores.
6. O local da infusão do cateter fica com uma marquinha (cicatriz) depois que a gente tira o cateter. Nenhuma delas saiu totalmente ainda.
Espero não ter desanimado ninguém... rsrsrs...
Agora os pontos positivos:1. Eu me livrei das milhões de injeções diárias!!!!!!!
2. Eu fiz a média dos meus controles nos primeiros quinze dias de uso da bomba. Ficou em 155 mg/dl!! Antes de usar a bomba estava por volta de 180 mg/dl. Melhorei muito em pouco tempo!
3. A bomba tem uma função que eu realmente gostei, dentre tantas: insulina ativa. Vou dar um exemplo prático de como a insulina ativa funciona. Vamos supor que eu esteja com 250mg/dl e precise corrigir para abaixar essa taxa alta. Eu coloco esse número na bomba e ela me diz quanta insulina eu devo usar. Uma hora depois, eu faço o teste e dá 180 mg/dl. Ainda está alto e eu preciso corrigir. A bomba diz quanto eu preciso usar de novo subtraindo quanta insulina ainda está ativa no meu corpo. Com isso, eu não corro o risco de tomar insulina demais para corrigir a taxa alta. Quando eu usava caneta de insulina, eu ia tomando de acordo com as taxas, pois não sabia como calcular essa insulina ativa. Como resultado disso, ficava com hipo.
4. Eu tomo quantias diferentes de insulina basal ao longo do dia. Eu preciso tomar muito menos de madrugada e muito mais no período entre o café da manhã e o almoço. Com a Levemir, eu tomava a mesma quantia fixa de manhã e a noite, então não dava para mudar as quantias ao longo do dia. Agora o meu controle está muito melhor e eu tenho me sentido mais disposta também.
5. A bomba tem uma função chamada de "bolus wizard", que faz sozinha os cálculos de quanto eu preciso tomar de insulina tanto para corrigir as taxas altas assim como para cobrir os carboidratos que eu como. É só eu colocar qual é a minha taxa e quanto de carboidrato que eu vou comer. A bomba é programada de acordo com as minhas necessidades diárias de insulina. Me livrei do monte de cálculos que eu tinha que fazer e da calculadora também!! rsrsrs...
6. Eu achei que seria ruim dormir com a bomba, mas eu me acostumei com ela logo de cara. O mesmo vale para o cateter. Eu achei que fosse me incomodar, mas a adaptação foi bem tranquila também!
Eu cheguei a conclusão de que apesar dos pontos não tão positivos, vale muito a pena usar a bomba. Estou muito satisfeita com os benefícios que ela me traz. A verdade é que qualquer tratamento de diabetes tem sua parte chata, seja com seringa, caneta de insulina ou bomba.
Eu quero fechar com uma pergunta que o Humberto me fez na semana passada e que me deu um gás novo para me manter firme no controle do diabetes:
- Tê, quantos anos de vida será que você está ganhando com a bomba?
Read More...