Em 1986, uma menina aos 7 anos de idade deu entrada no pronto socorro do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo junto com sua mãe com queixa de excesso de sede, de fome e de com vontade constante de urinar. Naquela época não havia glicosímetros para medir a glicemia dela em menos de 30 segundos. Porém, os médicos pediram um exame de sangue e algumas horas depois, elas receberam o diagnóstico: diabetes tipo 1.
Em 2013, outra menina, com 1 ano e 9 meses de idade deu entrada no pronto socorro de um hospital do interior de São Paulo com os mesmos sintomas da primeira menina citada acima. Porém, os médicos suspeitaram que fosse dengue e deram soro glicosado para ela. Na verdade, o que ela tinha também era diabetes tipo 1 e ela jamais deveria ter recebido soro glicosado. Ela deveria ter recebido insulina. Poucos dias depois essa menina veio a falecer. Infelizmente isso também aconteceu com mais outra menina de 8 anos de idade em Teresina, no Piauí em maio de 2013.
A primeira menina sou eu. Hoje eu tenho 34 anos, 27 deles com diabetes. A segunda menina é a
Valentina e a terceira menina é a
Luana. Se os médicos da Valentina e da Luana tivessem feito o teste de glicemia de ponta de dedo nelas, elas provavelmente estariam aqui hoje. Essas histórias trágicas não aconteceram só com elas. Muitas outras crianças e adultos perderam suas vidas por falta do teste de glicemia.
Por isso, em abril de 2013 a Silvia, do
www.joaopedroeodiabetes.blogpsot.com começou a campanha para tornar o teste de glicemia obrigatório em todos os atendimentos. Eu, juntamente com muitos outros
blogueiros de diabetes nos juntamos a ela e decidimos levantar as nossas vozes e tornar esse teste obrigatório no protocolo do primeiro atendimento. O teste de glicemia precisa se tornar o 6º sinal vital, junto com pressão arterial, pulso, respiração, temperatura e dor. Um teste de glicemia pode salvar muitas vidas. Um teste de glicemia pode dar o diagnóstico de diabetes tipo 2, já que se estima que hoje entre 35 e 50% dos diabéticos tipo 2 não sabem que são diabéticos!
Gostaria de deixar um pedido aqui para todos que estão lendo esse post. Por favor, assinem essa
PETIÇÃO para podermos levar esse projeto para as autoridades e salvarmos muitas vidas!
Obrigada!
Read More...