quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pior que Vi e Ouvi 4

20 comments
Esse episódio tem apenas um personagem: a pessoa que vos escreve!

Pois é, estava eu ontem me esforçando freneticamente para abaixar a minha glicemia que estava na casa dos 180 mg/dl e se recusava a diminuir apesar da insulina, contagem de carboidrate e até exercício físico!! Então...

Eu me preparava para sair para trabalhar e fiz um teste que deu 172 mg/dl. Fui corrigir essa taxa alta e coloquei os 172 mg/dl na bomba de infusão e apertei o botão ACT que é o botão que dá o comando para a bomba. Antes porém da bomba mandar a insulina, ela manda um recado confirmando os dados que você colocou e quanta insulina você vai precisar e depois que você vê esses dados é que você aperta de novo o ACT confirmando o comando. Quando eu vi as informações da bomba, ela estava me dizendo que eu precisava tomar 13.2 unidades de Novorapid. Quando eu vi isso, entrei em pânico! Pensei que a bomba estivesse totalmente desregulada e que eu estivesse tomando quantias totalmente erradas de insulina. Depois que eu me acalmei eu olhei de novo os dados que eu tinha colocado na bomba e qual não foi a minha surpresa de ver que na verdade eu tinha colocado 172 gramas de carboidrato e não 172 mg/dl. São duas coisas totalmente diferentes!!!!!!!! Para corrigir os 172 mg/dl eu precisei de 0.4 unidades de insulina. Para comer 172 gramas de carboidrato, eu precisaria 13.2 unidades de insulina (quem é que consegue comer tudo isso de carboidrato?).

Quando me dei conta do que tinha acontecido, eu dei um ESC na bomba e depois levantei as mãos para os céus e agradeci a Deus por não ter apertado o ACT e tomado as 13.2 unidades de insulina. Muitas vezes eu coloco os dados na bomba e vou logo apertando o ACT sem dar muita atenção às informações que a bomba dá. Eu sei que ontem eu poderia - poderia não - eu teria no mínimo desmaiado no trabalho e tido uma hipoglicemia muito, mas muito perigosa mesmo!

Moral da história: sempre dar 100% da nossa atenção quando formos usar insulina, porque ela é o nosso remédio, mas se bobearmos, pode virar nosso veneno!
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. TEHHHH DO CEU ,menina toma cuidado ,mais ainda bem que vc sabe que 172 nao precisaria nunquinha de 13 doses ne ,isso e meu daily total ,nossa ainda bem que vc nao apertou ,nossa ,eu confirmo tudo sou medrosa rsrsrs morro de medo de insulina ,nem durmo direito quando minha glicemia insiste e nao subir .
    Fica com DEUS
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro,
    Agora eu estou muito mais atenta e checando umas mil vezes antes de dar o ACT final na bomba!
    Eu também morro de medo de dormir com a glicemia na casa dos 90mg/dl. Eu sempre acordo no meio da noite e faço um teste quando eu vou dormir assim. Essa é a nossa rotina, não é verdade?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Teh eu geralmente tenho uma hiper de jejum porque diminuo toda a basal da madrugada ,ah maedica me diz mais vc sabe que sobe eu diga ahhh mais eu tenho medo ue .E insonia na certa .
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Menina, que susto mesmo, né? Eu que vinha vivendo no comando automático há algum tempo, vivia tomando a mesma dose, não fazia as medições...enfim...vivia à deriva. Quantas vezes não fiquei na dúvida se tinha tomado ou não a insulina. E quantas vezes eu enchi a seringa de rápida com a quantidade da LANTUS. Um horror: Hoje são 36. imagina

    ResponderExcluir
  5. Ro,
    De tudo que a gente tem que fazer para termos um bom controle isso para mim é o mais difícil! O meu medo de ter uma hipo. severa também faz com que eu acorde com taxas longe do ideal. Encontrar o balanço entre insulina, hipo. e sono é um verdadeiro mistério (bom, pelo menos para mim)!!!
    rsrsrs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sheila,
    36U de insulina rápida... é um pensamento que eu não consigo nem processar e imaginar no que isso possa dar!!!!
    Como somos diabéticas há muito tempo, acho que tudo ficou mecânico demais para a gente, né? Mas agora quando vou fazer o meu controle eu paro tudo e me concentro para não ter uma hipo. por pura bobeira.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Noossa, que susto você tomou hein!!! Mas ainda bem que deu para reverter antes que acontecesse algo pior. E daqui pra frente mais atenção hein menina..rsrs.. não pode ir apertando o botãozinho sem conferir os dados primeiro. Boa sorte sempre. Bjinhus

    ResponderExcluir
  8. Olá Teresa, vou fazer uma pergunta um pouco fora do assunto, mas o que te levou a escolher a bomba da meditronic? É pq estou pesquisando novamente para colocá-la tbm. Bjinhus

    ResponderExcluir
  9. Olha eu aqui denovo.. rsrs... mas eu juro que toda essa minha chatura é em busca de ajuda e que quando vc precisar de qualquer coisa pode contar comigo. Você se importaria de dizer qual foi o preço da sua bomba e quanto você gasta mensalmente com insumos?? bjinhus

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa,
    Tudo bem?
    Estou prestando muito mais atenção mesmo nos botões da bomba! rsrs...
    Então, eu escolhi a bomba da Medtronic por dois motivos:
    1. Ele é o único aparelho que a gente pode usar o Minilink, que é o sistema contínuo de monitorização da glicemia. Você já ouviu falar no Minilink? A gente coloca um outro cateter no corpo e esse cateter fica medindo a nossa glicemia de 5 em 5 minutos. Ele não é tão preciso quanto o teste de ponta de dedo que a gente faz porque ele não mede a glicemia do sangue, mas ele manda dados bem confiáveis e principalmente a tendência da glicemia (se está subindo, caindo ou estável). O cateter vai mandando as informações para a bomba e a gente vê todo o resultado na bomba. A bomba da Roche não tem esse dispositivo. Aliás, a bomba da Medtronic é a única do mercado que tem as duas funções.
    2. Eu pesquisei bastante na internet sobre bombas antes de comprar a minha, e vi que nos EUA e países da Europa, quase ninguém usa a bomba da Roche. O que o pessoal mais usa é da Medtronic e da Animas, só que a Animas não tem no Brasil. Então, baseada no testemunhos dos diabéticos americanos e europeus, achei melhor comprar da Medtronic.

    Agora o preço... com muita choradeira ficou em R$ 12.500. É muito caro! Eu pedi pelo governo, mas não consegui. O custo mensal fica por volta de R$ 500.00 se você consegue as fitas de fazer testes pelo governo. Quando a gente coloca a bomba, a gente tem que fazer pelo menos 8 testes por dia. Com o Minilink, o custo mensal sobe para um pouco mais de mil reais. Eu não estou usando o Minilink ainda. Vou dar entrada para pedir pelo governo os insumos da bomba e do Minilink. Vamos ver se dessa vez dá certo!

    Ah, se você quiser, você pode pedir para fazer um test drive com a bomba! A Medtronic cobra só custo dos insumos no período do test drive e a Roche não cobra nada. O período é de um mês. Eles emprestam uma bomba e a enfermeira vai na sua casa e te explica tudo sobre como colocar e usar a bomba. Eu fiz isso com a Medtronic.

    Se você tiver qualquer dúvida, pode mandar suas perguntas aqui! Ficarei muito feliz em te responder!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Teresa tudo bem?
    Nossa! é apavorante!
    Eu também já quase troquei as insulinas lantus e humalog,mas graças a Deus eu vi na hora a besteira que estava fazendo, agora presto mais atenção. Também já esqueci de tomar a lantus e fiquei apavorada, no mesmo dia liguei para meu médico e ele me tranquilizou.
    Mesmo que esteje com pressa ou atrasada, fique atenta sempre.
    Ah minha netinha nasceu, é a coisa mais linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Margarete,
    Parabéns pela sua netinha!!! Deus abençoe ela com muita saúde e que ela tenha uma vida cheia de alegrias!!

    Eu também já me esqueci de tomar a Levemir uma vez (quando eu ainda usava a Levemir), mas eu acabei não tendo problemas graves porque a Levemir, assim como a Lantus, é uma insulina de ação mais prolongada. Eu consegui contornar a situação com a Novorapid e fazendo vários testes naquele dia.
    Ainda bem que a gente consegue resolver essas situações, não é verdade?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Teresa,obrigado. É uma sensação tão boa ser avó,ainda mais na minha idade,sou uma avó de 43 anos (nova é claro, rsrs)
    É verdade temos sempre que estar fortes para contornar essas situações com relação ao diabetes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo seu site.

    Gostaria de indicar aos seus leitores um video de Jamie Oliviers combatendo a obesidade e a diabetes desde a infancia – vale a pena assistir e refletir – http://bit.ly/dAnSwQ

    Tenho 60 anos e ha uns 5 meses descobri o video de 2 medicos americanos, que me ensinaram a curar a diabetes tipo 2 apenas alterando a minha alimentação. Em apenas 1 mes consegui a remissão dos sintomas da diabetes. Veja mais aqui: http://bit.ly/9RvXuS

    Obrigado, e felicidades a você e aos seus leitores.

    Helio
    heliopnl@yahoo.com.br
    http://twitter.com/heliopnl

    ResponderExcluir
  15. Tereza toma cuidado viu? Ave Maria.
    Realmente vc teria provavelmente que ser internada.
    Seu blog cada vez melhor, parabéns e obrigado pelo apoio.

    Athayde Leite
    www.diabeticoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Teresa, que sufoco! Uma vez, eu cheguei a tomar o dobro de insulina antes de dormir, na gravidez e tb falei sobre o episódio no blog. Passei a noite acordada medindo a glicemia e comendo. Estava com sono e não prestei atenção. Tomei a quantidade que tomava pela manhã. Graças a Deus, eu me dei conta antes de cair no sono. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Teh queria seu email ,vc me da?
    bjim

    ResponderExcluir
  18. Oi Teresa tá tudo bem? sumiu!
    Espero que esteje bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Margarete,
    Estou bem sim!! E você e a sua netinha?
    Obrigada pela preocupação! Eu não tenho escrito ultimamente por alguns motivos, mas em breve eu voltarei a publicar alguns posts.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Bom Teresa to indo na medida do possível, com alguns probleminhas, mas levando. Minha netinha está bem graças a Deus, tá linda!
    É que já estou acostumada com seus posts,rsrs, aí senti falta.
    Beijos

    ResponderExcluir