quarta-feira, 14 de abril de 2010

Boas novas para nós, diabéticos!!

9 comments

Hoje a noite o Jornal Nacional passou uma reportagem sobre uma pesquisa nova que foi publicada na revista Science. Eu não estava em casa na hora que passou o jornal, mas a minha mãe me ligou e me contou o que ela tinha visto. Eu fui procurar no site da Globo e achei a reportagem:



Pelo o que eu entendi, a nova bomba vai liberar tanto insulina como glucagon, o que vai prevenir tanto a hiperglicemia como a hipoglicemia. Para mim, não é a cura do diabetes ainda, mas viver uma vida sem hipos e hipers, mesmo que eu tenha que depender o resto da minha vida de um aparelho parece um sonho! A frustração que eu sinto hoje em relação ao diabetes é justamente isso, a gente faz um trilhão de coisas diferentes, gasta uma grana alta e mesmo assim não consegue evitar as hipos. e hipers. Até dá para diminuir, mas evitar totalmente não dá.

Sabemos que até chegar no mercado brasileiro vai levar um tempo, mas essa novidade me motiva a tentar manter um bom controle para que quando essa novidade chegar eu esteja bem saudável e pronta para essa nova etapa na minha vida!

Ah! Eu não posso deixar de comentar que o pesquisador, Dr. Aaron Kowalski, é um médico diabético tipo 1 que usa uma bomba de infusão de insulina igual a minha. Eu fiquei muito feliz de saber que tem "um de nós" com a mão na massa, fazendo de tudo para que tenhamos uma qualidade de vida muito melhor!!

Para quem quiser saber mais informações, eu vi que no You Tube tem vários vídeos sobre isso. É só digitar "pâncreas artificial". O único detalhe é que está tudo em inglês...


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Realmente essas hipos e hiper ninguém aguenta! mas e quem não usa bomba?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi, tenho diabetes tambem ja faz quase dois anos. e meus pais comentaram sobre isso comigo, mas nao cheguei a entender, como que vai ser a aplicação disso.
    tem uma agulha que preende em voce que nem a bomba? e tem que ser trocada de quanto em quanto tempo?

    desculpa estar perguntando pra voce, mas vi que voce tem diabetes, e as vezes quem nao tem nao consegue entender direito o que um medico fala (por exmeplo)
    obrigada mesmo, de coração.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi, tenho diabetes tambem ja faz quase dois anos. e meus pais comentaram sobre isso comigo, mas nao cheguei a entender, como que vai ser a aplicação disso.
    tem uma agulha que preende em voce que nem a bomba? e tem que ser trocada de quanto em quanto tempo?

    desculpa estar perguntando pra voce, mas vi que voce tem diabetes, e as vezes quem nao tem nao consegue entender direito o que um medico fala (por exmeplo)
    obrigada mesmo, de coração.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Margarete,
    Tudo bem?
    Bom, quem não usa bomba vai ter que começar a usar para poder se beneficiar desse novo tratamento. Quem já usa bomba eu imagino que tenha que trocar pela bomba do pâncreas artificial, porque a tecnologia dessa nova bomba é muito diferente do que usamos hoje. Vai ser novidade para todo o mundo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá @cgpaiva,
    Tudo bem?
    Antes de eu começar a usar a bomba de infusão de insulina eu tinha exatamente as mesmas dúvidas! Fico muito feliz em poder te ajudar!
    Supondo que a aplicação dessa bomba nova (pâncreas artificial) seja igual a bomba que eu uso hoje, o que fica dentro do nosso corpo não é uma agulha e sim um cateter que é feito de silicone. A colocação do cateter é feita com uma agulha guia sim, mas a gente só aplica, tira a agulha em seguida e deixa o cateter dentro do corpo. O cateter é 100% indolor. Na verdade, se doer é por que tem alguma coisa errada - ou foi aplicado no músculo, ou numa veiazinha ou talvez em um nervinho. O cateter é trocado de 3 em 3 dias.
    Logo que eu comecei a usar a bomba eu postei umas fotos e um vídeo com a troca do cateter:

    http://diadiadiabetes.blogspot.com/2009/08/troca-da-canula.html

    Dê uma olhadinha ali. Você vai ver a bomba e o cateter. Se você tiver mais dúvidas, pode me escrever, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Teresa sumiu! tá tudo bem? espero que sim!
    e o neném?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Margarete,
    Eu tive uma semana bem ruim com uma gripe daquelas que bagunçou todo o meu controle...
    Graças a Deus eu estou bem agora e com o bebê também está tudo bem.
    Sexta-feira eu tenho consulta com o obstetra e terei mais novidades para compartilhar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Teresa que chato!
    Espero que esteje bem melhor!
    E que o bebê esteje lindo e forte,rsrs.
    Aguardo novidades
    beijos
    se cuide

    ResponderExcluir
  9. Oi Margarete,
    Tudo bem?
    Graças a Deus eu estou bem melhor sim!!
    O bebê está ótimo, se desenvolvendo bem.
    Bjs

    ResponderExcluir