sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Blue Fridays Brasil - 11 de novembro

3 comments



Hoje estou "vestindo" azul nos meus olhos. Eu escolhi falar sobre olhos porque o assunto é muito sério. O diabetes, se não for bem tratado, traz uma série de consequências para o corpo, dentre elas a retinopatia. Como o próprio nome diz, é uma doença na retina. Os pequenos vasos da retina tem hemorragias por conta do descontrole de glicemia e essas hemorragias, se não forem cauterizadas, levam a cegueira. O diabetes é a maior causa de cegueira no mundo entre a população economicamente ativa, segundo o Dr. Ângelo Araújo, que é membro da Academia Americana de Oftalmologia.


Eu faço os exames de retina desde criança. Eu tive há alguns anos o diagnóstico de retinopatia não proliferativa. Confesso que fiquei apavoradíssima porque achei que seria mais um número nessa estatística da cegueira e o diabetes. Meu oftalmologista me explicou, porém, que para pessoas que são diabéticas há tantos anos, meus olhos estavam ótimos. Tive que fazer duas sessões de cauterização com laser. Eu não vou mentir - dói muito, mas a dor é passageira a frase "um mal necessário" cabe como uma luva aqui.


A frase que o oftalmo. me disse "que para quem era diabético há tantos anos meus olhos estavam ótimos" ficou muito tempo na minha cabeça. Isso significa que todo diabético está fadado a ter retinopatia? Claro que não!!!!!!!! Hoje em dia o controle glicêmico de uma criança diabética é infinitamente melhor do que eu tive. Eu passei muitos anos fazendo controle de glicemia com fitas na minha urina. O resultado do controle era zero, uma cruz, duas, três e quatro cruzes. No zero eu estava bem, no quatro eu estava péssima. A exatidão disso? Quase nenhuma!! Ah, não havia insulina ultra rápida para fazer as correções. Contagem de carboidrato? Não existia também. Por isso eu entendi o que o oftalmo quis dizer. Com os poucos recursos que tive crescendo com o diabetes, eu estava de parabéns.


Hoje eu não tenho motivos para ter uma piora no meu quadro de retinopatia. Uso bomba de infusão de insulina com insulina ultra rápida, uso o sensor de glicemia que me diz de 5 em 5 minutos como eu estou e sei fazer contagem de carboidratos. Faço os exames de retina a cada 6 meses e nos meus 9 meses de gravidez eu fiz 3 vezes. Eu fico muito feliz com os recursos de hoje para o bom controle do diabetes e com toda a informação disponível. O segredo para olhos saudáveis é o bom controle glicêmico e só isso!! Afinal de contas, sou brasileira e não desisto nunca!
Read More...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Blue Friday Brasil - 4 de novembro

3 comments


Olá!! Eu sou a Lorena e minha mamãe é a Teresa, diabética tipo 1 desde os 7 anos de idade. Estou com essa roupinha azul porque hoje é o primeiro Blue Friday Brasil. Minha mamãe me vestiu assim por um motivo muito especial - para conscientizar as pessoas que diabetes é um assunto muito sério que não pode ser ignorado. Se um diabético for responsável, ele terá uma vida saudável, mas se não se cuidar, as estatísticas* estão aí e são tenebrosas! Isso não é brincadeira! Por isso, vista a camisa azul do diabetes e faça um coro conosco!!


*nota da mamãe Teresa: o tema do Dia Mundial do Diabetes desse ano é O diabetes mata 1 pessoa a cada 8 segundos no mundo.

Read More...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cura do Diabetes - chega de remediar!!!!!!!!!!!!!!

2 comments



Faz tanto tempo que eu não escrevo aqui... e o motivo para isso tem um nome: Lorena!!!! Minha filha está com 10 meses e quem tem ou teve bebê sabe do que eu estou falando. Quando ela finalmente está dormindo eu estou cansada demais para pensar em ligar o computador. rsrsrs... Não me interpretem mal, porque eu não estou reclamando - eu jamais vou reclamar - eu estou apenas colocando os fatos.



Hoje, porém, é um dia que eu fiz questão de arrumar um tempinho para escrever, pois eu tenho muito o que falar sobre a cura do diabetes e eu não quero me calar. Pelo contrário, eu quero fazer voz com todos os outros diabetonautas que estão fazendo parte da blogagem coletiva sobre esse assunto. Eu quero a cura!!!!!!!!! Será que ela já existe e a indústria farmacêutica não libera para a gente????? Será que eu estou louca???? Será que um dia eu não vou precisar mais tomar insulina, furar o dedo, fazer contagem de carboidrato, me preocupar com as consequências dessa doença, ir no posto de saúde longe de casa para pegar insumos (isso porque graças a Deus eu ganho os insumos!!!), enfim, não ser mais diabética???????? Será que um dia eu não vou precisar me preocupar se a minha filha também terá diabetes, porque se tiver, a cura está disponível??????????? Será que os pesquisadores conseguirão econtrar a cura (se é que ela já não existe, como eu já disse.)????



De todas essas perguntas, eu só tenho uma resposta: CHEGA DE REMEDIAR! É só isso que eu quero... chega de remediar!
Read More...