sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Blue Fridays Brasil - 11 de novembro

3 comments



Hoje estou "vestindo" azul nos meus olhos. Eu escolhi falar sobre olhos porque o assunto é muito sério. O diabetes, se não for bem tratado, traz uma série de consequências para o corpo, dentre elas a retinopatia. Como o próprio nome diz, é uma doença na retina. Os pequenos vasos da retina tem hemorragias por conta do descontrole de glicemia e essas hemorragias, se não forem cauterizadas, levam a cegueira. O diabetes é a maior causa de cegueira no mundo entre a população economicamente ativa, segundo o Dr. Ângelo Araújo, que é membro da Academia Americana de Oftalmologia.


Eu faço os exames de retina desde criança. Eu tive há alguns anos o diagnóstico de retinopatia não proliferativa. Confesso que fiquei apavoradíssima porque achei que seria mais um número nessa estatística da cegueira e o diabetes. Meu oftalmologista me explicou, porém, que para pessoas que são diabéticas há tantos anos, meus olhos estavam ótimos. Tive que fazer duas sessões de cauterização com laser. Eu não vou mentir - dói muito, mas a dor é passageira a frase "um mal necessário" cabe como uma luva aqui.


A frase que o oftalmo. me disse "que para quem era diabético há tantos anos meus olhos estavam ótimos" ficou muito tempo na minha cabeça. Isso significa que todo diabético está fadado a ter retinopatia? Claro que não!!!!!!!! Hoje em dia o controle glicêmico de uma criança diabética é infinitamente melhor do que eu tive. Eu passei muitos anos fazendo controle de glicemia com fitas na minha urina. O resultado do controle era zero, uma cruz, duas, três e quatro cruzes. No zero eu estava bem, no quatro eu estava péssima. A exatidão disso? Quase nenhuma!! Ah, não havia insulina ultra rápida para fazer as correções. Contagem de carboidrato? Não existia também. Por isso eu entendi o que o oftalmo quis dizer. Com os poucos recursos que tive crescendo com o diabetes, eu estava de parabéns.


Hoje eu não tenho motivos para ter uma piora no meu quadro de retinopatia. Uso bomba de infusão de insulina com insulina ultra rápida, uso o sensor de glicemia que me diz de 5 em 5 minutos como eu estou e sei fazer contagem de carboidratos. Faço os exames de retina a cada 6 meses e nos meus 9 meses de gravidez eu fiz 3 vezes. Eu fico muito feliz com os recursos de hoje para o bom controle do diabetes e com toda a informação disponível. O segredo para olhos saudáveis é o bom controle glicêmico e só isso!! Afinal de contas, sou brasileira e não desisto nunca!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Teresa, gostei da sua postagem, bem esclarecedora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É Teresa, eu como vc sou diabética há 25 anos e agora também tive a recomendação de um remédio para dor de neuropatia diabética. Fiquei achando que meus pés estavam muito danificados mas depois entendi que com o tempo os nervos dos pés, assim como os vasos dos olhos, ficam danificados pela diabetes ou o mau controle esporádico da glicemia. Não sofri, estou tomando o remédio e as dores nos pés estão melhor. Já que tem remédio, né! beijos e parabéns pela linda Lorena!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresa, tdo bem?! Fiquei bastante tempo longe, mas vejo que a determinação de vcs, continua sempre a mesma! Parabéns, viu... Sobre sua postagem, simplesmente magnifica, diria que é uma leitura indispensável para diabeticos que como eu, não têm o costume de se preocupar com a saúde ocular. Depois que li seu post, ha uns dias atras ja, começei a cuidar muito mais da minha glicemia, acredita? Até pq a minha visão é uma das coisas mais importantes pra mim, pq imagine como seria a vida sem enxergar as maravilhas que ela pode nos mostrar?! Vlw mesmo e até uma proxima Tere, pq desta vez pretendo n me afastar desse núcleo de amigos que só me faz bem! Até pq, longe de vcs eu só faço burrada! rsrs Bjo!

    ResponderExcluir