quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sobre a bomba de infusão de insulina

7 comments
    Eu uso bomba de infusão de insulina há quase 4 anos. Ela virou o quinto membro do meu corpo. Hoje eu tenho 2 braços, 2 pernas e uma bomba. Eu uso essa bomba porque foi indicação da minha médica. Ela pediu para que eu engravidasse com a bomba e assim eu fiz. Junto com a bomba eu uso o sistema de monitoramento contínuo de glicose (CGMS, sigla em inglês), que também foi indicado pela minha médica.
    Por que eu estou falando isso? Porque eu tenho tido uma impressão que algumas pessoas acham que: a bomba de infusão de insulina é a solução para todo e qualquer problema relacionado ao diabetes; que a bomba é melhor que Levemir / Lantus / NPH / Insulina Regular; com a bomba não é necessário fazer os dextros; com a bomba a gente pode comer o quiser, na quantia que quiser no horário que quiser; com  a bomba a gente pode praticamente esquecer que é diabético.
    A bomba ajuda? Ajuda, e muito! Todo mundo precisa usar bomba? NÃO!!!! Eu uso a bomba porque eu não consegui um bom controle com a NPH e depois com a Levemir e insulina de ação rápida. Eu precisava ter um excelente controle para engravidar, então a minha médica decidiu que para mim, esse seria o melhor tratamento. Eu me lembro claramente da minha médica me falando de uma outra paciente que ela tem, diabética tipo 1 como eu com a HbA1c (hemoglobina glicada) na casa dos 6,0 usando NPH + Insulina Regular. Existem muitas mulheres diabéticas tipo 1 que engravidaram saudáveis e tiveram seus bebês saudáveis com NPH ou Lantus / Levemir.  A bomba não é um artefato criado só para substituir as picadas das injeções de insulina e também não é um passe de mágica.
   Para usar a bomba, é necessário saber fazer corretamente a contagem de carboidratos. Hoje, quando estou em casa, eu peso na balança alimento por alimento e faço a regra de três (de matemática) para ter uma contagem de carboidrato bem precisa, que faz muita diferença no controle. Uma pessoa que não faz contagem de carboidratos não pode usar a bomba sem primeiro dominá-la.
   Hoje, usando a bomba com o CGMS eu faço uma média de 8 dextros por dia, conto carboidratos, penso bem no que eu vou comer e como vai afetar a minha glicemia e tenho que praticar exercícios físicos (prometo que vou retomar os exercícios logo, logo!!!!!). Isso deveria ser a rotina de qualquer diabético, independente do tipo de tratamento que faz.
   O que eu quero deixar hoje aqui é que antes de pensar em usar a bomba de infusão de insulina, pense nessas perguntas: Eu tenho indicação médica para usar a bomba? Estou tendo sucesso com a insulina que estou usando atualmente? Eu sei fazer a contagem de carboidratos direitinho? Estou disposto a me adaptar a esse novo tratamento? Estou disposto a furar o meu dedo várias vezes por dia para controle da glicemia? Estou disposto a andar com um aparelho grudado no meu corpo? Estou disposto a arcar com as despesas da bomba ou correr atrás dos meus direitos para conseguir a bomba pelo governo? Eu fiz tudo possível com outros tratamentos para o diabetes que não deram os resultados esperados?
   Para mais informações sobre a minha experiência com a bomba, clique nesses links:
   É isso pessoal! Vamos que vamos na nossa luta para mantermos o bom controle glicêmico, o ânimo e a perseverança!

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Confirmamos a inscrição deste blog para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde
    Data: 08/06/2013 das 08 as 17 horas.
    O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores de SP "Palácio Anchieta"
    Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Centro de SP/SP
    Metrô + próximo é o Anhangabaú
    Estacionamentos próximos.
    Confira a programação completa aqui: http://www.blogueirosdasaude.org.br/p/programacao-0800-hs.html
    Iniciaremos as 08 horas da manhã com um o cadastro, entrega dos crachás e um descontraído "Café com Blogueiros"e pontualmente as 9 horas iniciaremos as atividades da programação.
    Certificado com horas aula serão distribuídos ao fim da última palestra.
    Lançaremos um inovador projeto no final deste encontro.
    Contamos com a sua presença.
    Ps: Estamos na reta final, nos ajude na divulgação, convide seus amigos ativistas e blogueiros da saúde!!
    Abraços
    Priscila Torres
    Coordenadora do Blogueiros da Saúde
    www.blogueirosdasaude.org.br
    webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Sou jornalista e estou fazendo uma pesquisa com pacientes de diabetes e familiares.

    Envio para vocês o link e peço para se possível compartilharem.

    goo.gl/59KJU

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ola Teresa. Assim como voce sou DM1 e nao consegui o controle da glicemia nem com NPH nem com a lantus. Como ainda sou assintomatica, o meu medico me indicou a bomba com monitoramento, e devo dizer que o uso dela mudou a minha. Tinha crises espasmodicas ao menos uma vez por semana e, ha um ano usando a bomba, nao tive mais nenhuma. Recebi a bomba, e tambem recebo os insumos mensais, do SUS, atraves de processo judicial. A luta e ardua, mas vale a pena brigar por nossos direitos. Minha hemoglbina que, com lantus, quando chegVa perto de 7 era a custo de muitos espasmos, hoje, com a bomba e sem espasmos, esta em 6,3. Mas tenho a opiniao de que, por ser o funcionamento mais proximo do funcionamento normal do pancreas, deveria ser uma opcao para todos. Mas opiniao todo mundo tem a sua ne...rs. Reconheci voce no encontro nacional de blogueiro da saude pelo som da bomba (a principio achei que era a minha), mas sai um pouco mais cedo e nao consegui conversar mais com o grupo de diabetes. Gostaria de manter contato para ajudar na luta pela melhora do tratamento de todos os diabeticos. Que lindo o que voce fez pela sua amiga gravida! Inspirador! Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Débora:
    Eu tb tenho DM1 e neste ano realizei o teste com a bomba de insulina, me adaptei ao novo tratamento, precisei propor ação judicial, agora estou esperando receber a bomba de insulina junto com os insumos e insulina.
    Qto tempo demorou para vc receber a bomba, insumos, insulina depois que entrou com o processo?
    Grata,

    ResponderExcluir
  5. Rosana, no meu caso demorou pelos seguintes motivos: 1. entrei contra o Estado de São Paulo (que resiste mais que os municípios); 2. pedi a bomba da medtronic, e eles queriam me dar a bomba da roche, que não tem monitoramento contínuo, então recusei a bomba da roche e insisti na bomba da medtronic (tudo isso você imagina uma série de pedidos indo e voltando para o Juiz). Eles só me deram a bomba da medtronic mesmo depois que eu bloqueei a conta do Governo do Estado. Entre sair a liminar e eu receber a bomba foram 3 meses. Mas em regra, leva apenas um mês pra receber tudo. Apenas em alguns casos eles fazem essa lambança! Tomara que o seu saia rapidinho! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Débora:
    Agradeço a informação.
    Eu tb estou solicitando a bomba da Medtronic com sensor de glicemia, a médica apresentou no relatório/laudo.
    Foi concedida a tutela antecipada, no final de maio/2013, para me ser entregue em 48hs tudo o que consta no relatório médico, a citação já foi realizada, mas ainda não foi juntado o mandado. Estou aguardando. Qdo. me for entregue irei te avisar. Eu sei que o processo é demorado, agora tenho que ter paciência. O meu advogado está cuidando de tudo, mas tb dependemos do fórum. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosana,
    Espero que você já tenha conseguido ganhar a sua bomba com sensor!!
    O meu processo foi longo. Eu fiz como você, processo judicial e ele foi negado 2 vezes. Então a minha advogada me orientou a entrar com um processo administrativo e me disse que a probabilidade de ganhar era muito pequena e isso seria mais um dado para juntar ao meu processo judicial. Porém, para a surpresa de todos, eu consegui ganhar o processo administrativo. Hoje eu recebo os insumos para a bomba e o sensor (recebo desde 2010). A bomba eu acabei comprando antes de começar a receber do governo porque o processo estava demorado demais e eu perdi as esperanças.
    Eu tenho tido poucos problemas para receber os meus insumos pelo processo administrativo, mas a cada 6 meses a minha médica precisa fazer um relatório bem burocrático para renovação desse processo administrativo. Pelo processo judicial, o juiz determina que você recebe a bomba e seus insumos e a sentença, no final do processo, é definitiva e não há necessidade de renovação dessa papelada toda.
    Nos mande as novidades, ok?
    Bjs,
    Teresa

    ResponderExcluir