sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Faltam 8 dias!!!!!!

4 comments
Faltam 8 dias para o Dia Mundial do Diabetes!!!


Essa semana eu pretendo colocar um post todos os dias falando um pouquinho mais sobre o meu dia a dia com diabetes.


Ontem eu tive um dia um tanto quanto ruim. Na verdade, a sequência de coisas ruins começou na quarta-feira. Estava no meu trabalho no final do dia quando eu levei um susto quando vi o local da infusão do cateter da bomba. O local estava cheio de sangue. Eu não sei o que aconteceu, mas eu imagino que de alguma forma eu tenha tirado a cânula do lugar e isso fez com que o local sangrasse. Eu não posso negar que eu fiquei um pouquinho apavorada, mas eu logo vi que o sangue já estava seco. Fui correndo fazer um teste, porque a primeira coisa que eu pensei foi que a cânula deveria estar entupida com sangue (se a cânula fica entupida, a insulina não passa da bomba para o corpo). O teste deu 151 mg/dl e tudo estava sob controle. Decidi então ficar até o final do dia trabalhando porque, sinceramente, eu não estava nem um pouco afim de explicar e muito menos mostrar para ninguém o que tinha acontecido. Cheguei em casa, fiz outro teste que deu 78 mg/dl e então eu fiz a troca da cânula. A cânula realmente estava entupida, mas graças a Deus a insulina que estava no meu corpo foi o suficiente para cobrir as 2 horas de cânula entupida. Ufa! Quero dizer, porém, que se a minha glicemia estivesse alta eu teria ido embora mais cedo para casa para trocar a cânula e fazer o controle.


Agora ontem a coisa foi um pouco mais séria. Eu tinha uma reunião marcada para as 8:30 da manhã com um casal de amigos e o meu marido. Tomamos café da manhã juntos. Como eu saí de casa com 70 mg/dl, eu tomei o café da manhã primeiro e dei o bolus (tomei a insulina) depois. Assim que a bomba começou a dar o bolus, eu escutei um alarme disparar. Meus amigos olharam para mim e disseram que a minha bomba estava apitando. Chequei a bomba e vi que estava escrito "NÃO ADMIN". Programei a bomba para dar o bolus que faltava e de novo veio a mensagem "NÃO ADMIN". Fiquei com medo da bomba ter quebrado. Eu desconectei a bomba do meu corpo e vi que a insulina estava sainda da ponta da parte externa do cateter. Conectei a bomba de novo ao meu corpo e tentei dar o bolus pela terceira vez. Dessa vez deu tudo certo. Enquanto eu apertava, soltava, desconectava, conectava, chorava (é brincadeira, eu não cheguei a chorar) o Humberto (meu marido) ligou para o nosso contato da Medtronic para pedir ajuda. Conversei com o representante da Medtronic e ele me disse que a cânula interna provavelmente estava dobrada ou entupida, mas a medida que eu fui me mexendo, ela se desobstruiu. De novo, Ufa!
Mas esse não é o final da história. Fiz um teste umas 2 horas depois do incidente e para meu total desespero deu 369 mg/dl. Eu estava desconfiada que alguma coisa estava errada porque eu estava me sentindo assim:

Eu fiquei fraca e com muita sede. A sede da hiperglicemia para mim é diferente, é uma sede insaciavel, mas que ao mesmo tempo me embrulha um pouco o estômago quando eu tomo água. A bomba calculou quanta insulina eu precisava tomar para abaixar a minha glicemia. Depois de uma hora, estava em 277 mg/dl. A bomba calculou novamente quanta insulina eu precisava, levando em consideração quanta insulina ainda estava no meu corpo. Fiz um teste de novo uma hora depois e estava em 234 mg/dl. Mais uma vez eu fiz a correção da insulina e uma hora depois fiz a ponta de dedo e estava 124 mg/dl. Demorou mas eu consegui! Eu precisei de bastante insulina para abaixar a glicemia, mas como a bomba calculou o quanto eu precisava subtraindo quanta insulina ainda estava ativa no meu corpo, eu não tive uma hipoglicemia. Pelo menos isso, não é verdade?



Diabetes é isso. Cada dia ela nos apresenta novos desafios e aventuras. Essa montanha russa muitas vezes me deixa exausta no fim do dia, mas a cada dia que passa novas estratégias são descobertas para que o nosso dia a dia seja mais tranquilo. E vamos que vamos!!!!














Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Montanha russa. Acho essa a melhor expressão para os dias que enfrentamos. Além das atribulações do dia-a-dia ainda temos as oscilações em nosso corpo. Voltei a trabalhar. Estou bem disciplinada quanto à dieta e aos testes. Acho que desta vez sigo em frente sem mais capítulos dramáticos de novela em minha vida. Beijos e fiquei preocupada com a história da cânula. ..espero que não ocorra mais.

    ResponderExcluir
  2. tehhhh passei por tudo isso ,ai lendo agora ,revi meus momentos de deseperos olhando pra bomba ligando pro hospital ,olha minha canula sangra de vez enquando entupir nao entope nao viu ,(pelo menos nunca entupiu ) mais deu no delivery por ter sido mal colocada ,e ela so acusa na hora de dar o bolus por que e muita insulina de uma vez entao ela da esse alarme na basal ela nao detecta entao um dia cordei com essa tal sede que sei bem como e meu estomago tb embrulha igualzinho a na horada glicemia aquela coisa pra la de 300 ,meu deus o que acontceu nao cominada fiz tudo diereitinho ,na hora do bolus no delivery ,a canula estava mal colocada ai descubri que ela nao da o sinal com a basal so com o bolus ,mais no fim fica tudo bem ne ,
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila,
    Que bom que você está trabalhando novamente!!! Que bom também que você está conseguindo seguir uma dieta saudável e fazer os testes!!
    É difícil mas não é impossível, não é verdade? No final das contas, a relação custo/benefício vale a pena!
    Quanto a cânula, graças a Deus eu não tive mais problemas com ela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ro,
    No final fica tudo bem mesmo, apesar do medo que dá na hora!! rsrsr...
    Bjs

    ResponderExcluir