terça-feira, 26 de maio de 2015

Eu gostaria que você soubesse!

Leave a Comment
Eu já li posts em outros blogs (tanto em português como em inglês) que fazem essa lista e hoje resolvi fazer a minha própria lista.

O que eu gostaria que as pessoas soubessem sobre o diabetes:

1. Fazer o papel de um órgão seu que não funciona é muito difícil!
2. Eu posso sim comer doces.
3. Eu posso não parecer doente e não sou doente, mas na verdade eu tenho uma doença crônica que as vezes me faz sentir doente.
4. Diabetes é uma doença que envolve tanto a parte física, quanto a parte mental e emocional.
5. Chá de pata de vaca e água de quiabo não vão me curar.
6. Falar para mim que iria morrer se tivesse que tomar injeção todo dia não me ajuda em absolutamente nada. Para dizer a verdade, se você tivesse diabetes tipo 1 e não tomasse injeção todo dia, você iria morrer mesmo.
7. Nem sempre fazer tudo certo significa que a glicemia estará controlada. Isso não significa que  eu não preciso fazer tudo o que está ao meu alcance para tentar controlar a glicemia.
8. Falar da tia avó da vizinha da melhor amiga da sua prima que teve a perna amputada e ficou cega por causa do diabetes também não contribui em nada para mim.
9. Furar o dedo para fazer um dextro as vezes dói mesmo. Dói pra caramba (ainda bem que não é sempre que isso acontece).
10. Eu preciso de compreensão e de apoio, não de críticas.
11. A chance da minha filha ser diabética tipo 1 é de 5%. Igual a sua chance de ser diabético.
12. Ter uma "vida normal" é bem relativo... não acho muito normal furar o dedo 10 vezes por dia para saber como está a glicemia, andar um aparelho grudado no corpo 24 horas por dia, contar os carboidratos de tudo o que eu como, ter hipoglicemia, ter hiperglicemia, dentre tantas coisas. A verdade é que a minha vida é sim diferente, mas apesar dos desafios que enfrento todo dia, eu tenho uma vida maravilhosa!
13. A constituição brasileira me garante o direito à saúde. É meu direito receber todos os insumos para o diabetes pelo governo.
14. Diabetes tipo 1 é uma doença auto imune. Isso significa que o meu próprio corpo ataca as células produtoras de insulina. Eu nasci com a predisposição para o diabetes e aos meus 7 anos eu desenvolvi a doença. Eu poderia ter comido doce feito louca não faria a menor diferença. Comendo ou não doces eu seria diabética do mesmo jeito.
15. Mulheres diabéticas tipo 1 podem ter filhos saudáveis, como foi o meu caso.
16. Eu não uso um beeper na minha cintura. Eu não parei na década de 90. É uma bomba de infusão de insulina. Porém, olhando fotos de um beeper, eu admito que parece mesmo um beeper! rsrsrsrsrs...

E você, o que você gostaria que as pessoas soubessem sobre o diabetes?



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário