quarta-feira, 8 de julho de 2009

A saga da bomba

1 comment
Fui segunda-feira com o Humberto (meu marido) ao consultório da Dra F., minha endocrino. Conversamos com ela sobre a colocação da bomba de infusão de insulina. A Medtronic, empresa que eu escolhi para adquirir a bomba, dá 1 mês de test drive para a gente ver se vai de fato gostar e se adaptar à bomba ou não. Estou cheia de expectativas quanto ao uso da bomba. Será que eu vou me acostumar logo com o cateter? Será que eu vou ter muitas hipoglicemias e hiperglicemias até conseguir ajustar a dose da insulina? Será que eu vou atingir o meu alvo de HbA1C <7?

Conversamos também com o representate da Medtronic e ele nos mandou as fichas cadastrais para preenchermos. Pelo que eu estou vendo, acho que até o final do mês eu começo o test drive!! Ai que frio na barriga...
A Dra F. pediu para eu fazer por uma semana todos os testes pré e pós prandias (antes e depois das refeições) e anotar os resultados junto com a contagem de carboidrato que eu faço, além de qualquer correção no controle que eu tenha que fazer. Eu sempre faço os testes antes, mas nem sempre eu faço depois. Ela quer ter um panorama de como eu estou e de onde eu preciso melhorar. Ela pediu também para eu fazer a HbA1c essa semana para a gente comparar o antes e o depois da bomba.

Comecei ontem a fazer as anotações do meu controle. Fiquei feliz da vida com o resultado!! Acordei com 105 mg/dl, tomei café da manhã, fiz esteira e testei de novo. Estava com 123 mg/dl. Antes do almoço 96 mg/dl e depois 75mg/dl. Antes do jantar 73 mg/dl e na hora de dormir 145 mg/dl. Eu nem acreditei. Hoje o negócio já desandou... acordei com 40 mg/dl e com enxaqueca. Sempre que tenho uma hipo ao acordar a enxaqueca vem junto. Comi e deitei um pouquinho para ver se a dor de cabeça passava. Levantei e fiz o teste de novo: 176 mg/dl. Tomei a Levemir e a Novorapid e comi um pouco. Vamos ver como vou ficar na hora do almoço.

Diabetes é isso: uma emoção atrás da outra... cheia de altos e baixos... rsrsrs... Mas é impressionante a diferença entre o dia que eu como direitinho e faço ginástica e o dia que eu relaxo. A gente precisa perseverar no cuidado com a saúde para ter um bom controle. Eu cheguei a conclusão ontem a noite que um bom controle NÃO é utópico, idéia essa que me acompanha há muitos anos.

Bom, espero que dê tudo certo com a bomba e que eu consiga perseverar no bom controle, dia após dia!!


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oi Teresa tudo bem? Parabéns pela gravidez!
    Também tenho um blog pq minha filha tb é diabética mas fiquei curiosa sobre essa bomba.Com que idade ela já pode ser usada?
    Bjss

    ResponderExcluir